ESPECIALIDADES CLÍNICAS (15)
CARDIOLOGIA
A cardiologia é o ramo da medicina que se ocupa do estudo, da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das doenças do coração e do aparelho circulatório.
DERMATOLOGIA
O médico especialista nesta disciplina é designado por dermatologista e o seu trabalho incide sobre os aspectos clínicos, cirúrgicos, preventivos e terapêuticos do órgão pele.
ENDOCRINOLOGIA
A endocrinologia é uma disciplina da medicina que estuda o sistema endócrino e as doenças causadas por um funcionamento incorreto do sistema endócrino.
FISIOTERAPIA E REABILITAÇÃO
A fisioterapia, é uma disciplina das ciências da saúde que proporciona tratamento físico e reabilitação através de exercícios terapêuticos e agentes físicos.
GASTROENTEREOLOGIA
A gastrenterologia é a especialidade médica que se ocupa das doenças do aparelho digestivo e dos órgãos associados, constituídos por: esófago, estômago, fígado e vias biliares, pâncreas, intestino delgado, cólon e reto.
CUIDADOS A DOENTES AGUDOS E CRÍTICOS (UCI)
Os doentes candidatos a cuidados intensivos são aqueles que apresentam um estado de saúde grave e com risco de vida e que, por isso, necessitam de uma monitorização constante dos seus sinais vitais e de outros parâmetros, como a gestão de fluidos.
UNIDADE DE CUIDADOS INTENSIVOS PEDIÁTRICOS
A unidade de cuidados intensivos pediátricos (UCIP) é uma unidade de cuidados intensivos (UCI) especializada no tratamento de recém-nascidos doentes ou prematuros.
MEDICINA INTERNA
A medicina interna é uma especialidade médica que presta cuidados completos aos problemas de saúde dos pacientes adultos, quer sejam internados num hospital ou em ambulatório.
MGI
A Medicina Geral e Integral ou Medicina Interna é uma especialidade médica que presta cuidados abrangentes aos problemas de saúde dos pacientes adultos, quer estejam internados num hospital ou em ambulatório.
NEFROLOGIA
A nefrologia é a especialidade médica, um ramo da medicina interna, que se ocupa do estudo da estrutura e função dos rins, tanto na saúde como na doença, incluindo a prevenção e o tratamento da doença renal.
NEONATOLOGIA
A neonatologia é um ramo da medicina derivado da pediatria, hoje considerada uma Nova Especialidade Médica, dedicada ao diagnóstico e tratamento das doenças humanas durante os primeiros 28 dias de vida.
PNEUMOLOGIA
A pneumologia é a especialidade médica responsável pelo estudo das doenças do aparelho respiratório e centra-se no diagnóstico, no tratamento e na prevenção das doenças do pulmão, da pleura e do mediastino.
NEUROLOGIA
A neurologia é o ramo da medicina que estuda o sistema nervoso. Mais especificamente, ocupa-se da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de todas as doenças que envolvem o sistema nervoso central, o sistema nervoso periférico e o sistema nervoso autónomo.
PEDIATRIA
A pediatria é a especialidade médica e o ramo da medicina que se ocupa dos cuidados médicos dos bebés, das crianças e dos adolescentes. O seu conteúdo é muito mais vasto do que a cura das doenças das crianças, uma vez que a pediatria estuda tanto a criança saudável como a criança doente.
PSIQUIATRIA
E a especialidade médica que se dedica ao estudo das perturbações mentais de origem genética ou neurológica, com o objetivo de prevenir, avaliar, diagnosticar, tratar e reabilitar as pessoas com perturbações mentais, e garantir a autonomia e a adaptação do indivíduo às condições da sua existência.
ESPECIALIDADES CIRÚRGICAS (11)
ANESTESIOLOGIA
A anestesia é a especialidade médica que se dedica aos cuidados especiais e intensivos dos pacientes durante intervenções cirúrgicas ou outros processos que possam ser incómodos ou dolorosos.
ANGIOLOGIA
A angiologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo dos vasos do sistema circulatório (veias e artérias) e do sistema linfático; inclui a anatomia dos vasos sanguíneos (como artérias, veias, capilares) e linfáticos, bem como as suas doença.
CAUMATOLOGIA E CIRURGIA ESTÉTICA
A cirurgia estética é uma especialidade da cirurgia plástica que tem por objetivo melhorar a aparência de certas partes do corpo através de intervenções cirúrgicas. O médico habilitado a realizar intervenções de cirurgia estética é o cirurgião plástico.
CIRURGIA GERAL
É uma especialidade médica cujo campo de atividade inclui a cirurgia torácica, abdominal, minimamente invasiva e o tratamento de doentes traumatizados. Ocupa-se do estudo dos mecanismos fisiopatológicos, do diagnóstico e do tratamento das doenças que podem ser tratadas por procedimentos cirúrgicos.
COLOPROCTOLOGIA
A coloproctologia, também designada por proctologia, é a especialidade da medicina derivada da cirurgia geral que faz o diagnóstico e o tratamento cirúrgico e não cirúrgico das doenças do cólon, do reto e do ânus.
OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA
É a especialidade médica dedicada aos domínios da obstetrícia e da ginecologia. Esta formação combinada torna os médicos especialistas nos cuidados de saúde dos órgãos reprodutores femininos.
NEUROSCIRURGIA
Ocupa-se do tratamento cirúrgico de certas doenças do sistema nervoso central, periférico e vegetativo, incluindo as suas estruturas vasculares; da avaliação e do tratamento dos processos patológicos que modificam a actividade do sistema nervoso.
OFTALMOLOGIA
A oftalmologia é a especialidade médica que estuda as doenças dos olhos e o seu tratamento, incluindo o globo ocular, a sua musculatura, o sistema lacrimal e as pálpebras.
OTORRINOLARINGOLOGIA
A Otorrinolaringologia é a especialidade médico-cirúrgica que se ocupa do estudo das doenças do ouvido, tanto auditivo como do equilíbrio, do aparelho respiratório superior e de parte do aparelho respiratório inferior, bem como da cirurgia relacionada com a glândula tiroide.
ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
A ortopedia é uma especialidade médica que se dedica à correção ou prevenção de deformações ou traumatismos do sistema músculo-esquelético do corpo humano através de cirurgia (cirurgia ortopédica), de dispositivos (denominados ortóteses) ou de exercícios corporais.
UROLOGIA
A Urologia é a especialidade que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento das patologias que afectam o aparelho urinário, as glândulas supra-renais e o retroperitoneu de ambos os sexos, bem como o aparelho reprodutor masculino. As técnicas urológicas incluem a cirurgia.
ESPECIALIDADES ESTOMATOLÓGICAS (4)
EGI
Especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho estomatognático, incluindo os dentes, o periodonto, o maxilar superior e inferior, a articulação temporomandibular e as lesões da mucosa oral.
MAXILOFACIAL
A cirurgia oral e maxilofacial é uma especialidade cirúrgica que inclui o diagnóstico, a cirurgia e os tratamentos relacionados com um vasto espetro de doenças, lesões e aspectos estéticos da boca, dentes, face, cabeça e pescoço.
ORTODONTIA
A Ortodoncia é uma especialidade da Medicina Dentária que se ocupa do estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento das anomalias de forma, posição, relação e função das estruturas dento-maxilo-faciais.
PRÓTESE
Uma prótese dentária é um elemento artificial concebido para restaurar a anatomia e a funcionalidade de um ou mais dentes, restabelecendo também a relação entre os maxilares, ao mesmo tempo que restaura a dimensão vertical.
MEDIOS DIAGNÓSTICOS (4)
IMAGIOLOGIA
A imagiologia médica é o conjunto de técnicas e processos utilizados para criar imagens do corpo humano, ou de partes do mesmo, para fins clínicos (procedimentos médicos que procuram revelar, diagnosticar ou examinar doenças) ou para a ciência médica.
LABORATÓRIO CLÍNICO
O laboratório de análises clínicas é o local onde uma equipa multidisciplinar analisa amostras biológicas humanas que contribuem para o estudo e a prevenção de doenças e contribuem para o conhecimento humano através da investigação e da pesquisa.
LABORATÓRIO MICROBIOLOGIA
A microbiologia é a ciência que estuda e analisa os microrganismos, pequenos seres vivos não visíveis ao olho humano, também conhecidos como micróbios, e dedica-se ao estudo de organismos que só são visíveis através de um microscópio.
NEUROFISIOLOGIA
A neurofisiologia é o ramo da fisiologia que estuda a funcionalidade do sistema nervoso. Este registo da actividade bioeléctrica mostrou que o sistema nervoso é essencialmente dinâmico e que qualquer acção ou comportamento é o resultado de alterações na função do sistema nervoso.
